segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Modelos de cor

 Os modelos de cor permitem ao utilizador de forma acessível e rápida obter as várias cores no seu dispositivo electrónico.

 
     
 

Há vários tipos de modelos de cor, como por exemplo:
 
Modelo RGB
 
Caraterísticas: é um modelo aditivo, ou seja, as novas cores são obtidas através da junção das cores inicais em diferentes quantidades. As cores iniciais, ou cores primárias, são R red (vermelho) G green (verde) e B blue (azul).
Este modelo consegue ilustrar esta mistura de cores, para isso este modelo utiliza um código, em que cada uma das cores pode ser representada por bases diferentes.
 

 Aplicações: Cores aditivas são utilizadas para iluminação de vídeos e monitores.
 
 
 
 
Modelo CMYK
 
 Caraterísticas: Este modelo foi criado a partir do CMY, apenas tem uma pequena diferença a cor preta que é acrescentada neste modelo. As cores são obtidas através de três primárias, o C cyane (ciano), o M magenta, Y yellow (amarelo), já o modelo CMYK ilustra exatamente o mesmo mas com a junção da cor preta K black.
Estes modelos baseiam-se na forma de como ocorrem a criação de cores na Natureza, ou seja, a partir da absorção e reflexão da luz do espectro.  A cor preta foi adicionada ao modelo clássico, por ser mais prático e mais fácil a sua obtenção quando impressa no papel, do que a partir de mistura de cores e também porque realça melhor os tons de preto e cinza. Estes modelos são subtrativos.
 
 Aplicações: Este é o padrão de cores mais indicado para impressão, a escala com maior qualidade de cor.
 
     
 
 
Modelo HSV
 
 Caraterísticas: Este modelo pode ser defenido como uma transformação não-linear do modelo RGB. É um modelo intuitivo e baseia-se em grandezas percepetuais. "HSV" remete-nos para três padrões, tom, saturação e valor-Hue, também pode ser designado através de HVB que muda apenas a última letra que nos remete para brilho.
 
Tom: verifica os diferentes tipos de cor, utilizando-se valores entre 0 e 100%, de acordo com os diferentes valores podemos obter, vermelho, amarelo e azul.
 
Saturação: determina a pureza da cor, com valores que variam entre 0 e 100%. 
 
Brilho: define a luminusidade/brilho e cor varia também entre 0 e 100 %.
 
 
 

APLICAÇÕES: Este modelo é utilizado intuitivamente pelos artistas, pois estes para atingirem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação

 
 
Modelo YUV
 
Caraterísticas: Este modelo ao contrário dos outros três modelos referidos anteriormente, preocupação em contemplar uma propriedade da visão humana a luminosidade, ou seja, as mudanças da intensidade de luz. É um modelo mais rápido na transmissão de cor que o RGB. Tem uma caraterística bastante importante, consegue transmitir imagens a cores e a preto e branco separadamente, ou seja de forma independente, pois guarda a informação de luminosidade separada da informação de cor.
 
 
 
APLICAÇÕES:  Este sistema é utilizado e adequado às televisões a cores, pois consegue enviar a informação de forma independente, como já foi referido anteriormente. Também é muito utilizado para sinais de vídeo, pois permite uma boa compressão dos dados, pois consegue retirar aguma informação sem se perder qualidade de imagem. Este modelo e utilizado pelas televisões europeias com o sistema PAL, o francês SECAM e na compressão dos formatos JPEG e MPEG.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
bibliografia:

Sem comentários:

Enviar um comentário